Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
FEV
21
21 FEV 2020
EDUCAÇÃO
Estudantes participam de palestra para conscientizar sobre os perigos do “desafio da rasteira”
receba notícias

A Escola Municipal Pedro de Alcântara Junior, na Regional Industrial, realizou para os estudantes uma palestra de conscientização sobre os perigos do “desafio da rasteira”. O desafio viralizou na internet, nas últimas semanas, e é feito com três pessoas lado a lado, onde a do meio é incentivada a pular e, em seguida, recebe uma rasteira de surpresa.

O professor Fred Piccoli juntamente com a diretora Geise Serafim e a pedagoga Raquel Patrícia planejaram a ação. “Pesquisamos vídeos e reportagens atuais para estruturar a mensagem que pretendíamos passar para os alunos de que este desafio não é uma brincadeira. Dessa forma, junto com eles, analisamos diversos vídeos em que estudantes de outras instituições praticavam o desafio, apontamos o desequilíbrio dos corpos de quem era vítima da ‘pegadinha’ e como a coluna vertebral e o crânio ficavam vulneráveis nessa situação”, disse Piccoli.

Por ser graduado em teatro, o professor articulou gestos e ações no intuito de instigar o interesse dos estudantes para que se sentissem curiosos em compreender os riscos do desafio. Também foi feito uma dinâmica com as crianças para demonstrar o nível de periculosidade em que o corpo é exposto.

A escola possui uma política de prevenção de acidentes ligada a temas atuais que se relacionam ao universo dos estudantes. “Acredito que neste cenário um dos papéis do professor é estar conectado com as mídias sociais para identificar o que os alunos ouvem, assistem e o que ou quem estão seguindo. E assim, em parceria com as famílias, sempre buscar uma forma de nos conectar com os estudantes a fim de orientá-los de maneira saudável e proveitosa”, reforça o professor.

Durante a palestra, vários alunos relataram casos de pessoas conhecidas que participaram do desafio que não se deram bem e sobre outras brincadeiras que apresentam as mesmas características e perigo. Diante desses relatos, a escola procura sempre contribuir ao pensamento crítico e reflexivo das crianças em relação às questões sociais que permeiam o cotidiano.

Texto: Mariane Gomes sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta

Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia